Personagens

> Virgínio Santa Rosa 

Virgínio Marques Santa Rosa nasceu em Belém em 02.04.1905, filho do desembargador Emílio Américo Santa Rosa e de Tarcila Pinto Santa Rosa.

Formou-se engenheiro ferroviário pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1927, passando a trabalhar em sua especialidade.

Entre 1927 e 1930 trabalhou no Instituto Geológico tendo prospectado no Interior do Rio Grande do Sul e Paraná e realizado longa viagem na bacia Araguaia Tocantins.

Em 1936 foi incumbido, pelo presidente Vargas, de reestruturar as ferrovias Estrada de Ferro de Bragança e Estrada de Ferro de Tocantins, ambas no Pará.

Entre 1936 e 1938, com verbas escassas, mão de obra local, mas contando com a tenacidade do engenheiro-residente Dr. Ralph e do médico Dr. Maciel foi recuperada a ponte do Rio Pucuruí, e a linha foi desmatada e nivelada até o quilômetro 82.

Em 1938 verbas maiores foram alocadas à EFT, os americanos liberaram a importação de máquinas de terraplanagem de médio porte e a linha foi levada até a Jatobal.

Santa Rosa usou suas reminiscências da epopeia da reconstrução da estrada como pano de fundo para o seu romance A Estrada e o Rio, publicado em 1964 pelas Edições “O Cruzeiro”. 

Em 1950 Santa Rosa foi eleito Deputado Federal pelo Pará na Coligação Democrática Paraense, integrada pela União Democrática Nacional (UDN), o Partido Libertador (PL), o Partido Social Trabalhista (PST) e o Partido Social Progressista (PSP).

> Dr. Ralph

O Dr. Ralph (foto abaixo) foi o engenheiro responsável pelas obras de prolongamento da Estrada de Ferro Tocantins do km 82 até Jatobal e Inspirou a Virgínio Santa Rosa, o personagem Dr. Feijó, no livro que escreveu sobre a EFT, “A Estrada e o Rio”.

> Fontes:

1. Câmara dos Deputados;
2. Cisneiros, A. Parlamentares;
3. CRUZ, E. História do Pará;
4. ROQUE, C. Grande; TSE Dados (1, 2, 3 e 4);
5. Who's who in Brazil
6. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro, CPDOC/FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário