Automotrizes

01

02

03

Em 1910 a EFT possuía 5 locomotivas, sendo duas de origem americana, uma de origem francesa, e ainda duas de origem não especificada, provavelmente belgas ou alemãs.

Em 1927, através do Aviso n. 23, foi autorizada a transferência de duas locomotivas tanque da EFT para a EF Bragança.

EM 1953 o DNEF comprou duas locomotivas da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). A primeira delas passou a chamar-se, em Tucuruí, de "Sorocabana".

Em 1959 a EFT possuía 11 locomotivas.

> Carros

Em 1910 havia 01 carro de passageiros, provavelmente de origem francesa.

> Vagões

Em 1910 haviam dois vagões mistos, quatro vagões fechados, quatorze vagões abertos, treze vagões plataforma, de origem provavelmente é francesa.

Durante o biênio 1953-54, foram recuperados 10 vagões de carga, com aproveitamento de chassis que se encontravam abandonados sem nunca terem sido usados.

Foram adquiridas, por intermédio do DNEF, 6 plataformas da Estrada de Ferro Sorocabana, que desde junho de 1953 já estavam em Tucuruí. Em 1958 haviam 23 vagões em tráfego.

> Trem de passageiros

No final dos anos 50 a Estrada de Ferro Tocantins obteve duas automotrizes com as quais realizava transporte de passageiros entre Tucuruí e Jatobal, em 4 horas e meia. Anteriormente, os passageiros eram transportados nos próprios vagões de carga.

> Outras informações

Notícia veiculada na Revista Brazil Ferro Carril, vol. 2, 1924:

"O Governo do Estado do Pará vai adquirir para esta estrada (Estrada de Ferro Bragança) parte do material da Tocantins e Arahguay, de propriedade da União, fim de satisfazer a clausula 3ª do contrato da encampação da ferrovia Bragantina cujo material é o seguinte: um carro mixto de passageiros desarmado; um carro mixto de passageiros armado; quatro wagons de carga, três gôndolas de bordas altas; seis plataformas; setes vagões diversos desarmados, sendo dois para animais e quatro plataformas e quatro wagons de carga; dez mil grampos, cem mil 'terefonds' e cinco toneladas de parafusos".

Não existe informação se essa transferência de fato ocorreu.

> Fontes:

1. Estradas de Ferro do Brasil - Suplemento da Revista Ferroviária - 1959.
2. Relatório da EF Tocantins de 1961. Informações fornecidas por Eduardo J. J. Coelho. Material fornecido por Sérgio Martire.
3. Estatística das Estradas de Ferro da União e das fiscalizadas pela União, 1910.
4. Diário Oficial da União de 23/03/1927.
5. Revista Ferroviária Junho/1954.
6. Estatísticas das Estradas de Ferro da União e das fiscalizadas pela União.
7. Estradas de Ferro do Brasil - Suplemento da Revista Ferroviária - 1955.
8. Estradas de Ferro do Brasil - Suplemento da Revista Ferroviária - 1960.

Um comentário:

  1. Trabalho importante de pesquisa de uma estrada pouco conhecida meus cumprimentos

    daniel pereira lopes

    ResponderExcluir